terça-feira, 30 de novembro de 2010

Efeito sanfona ... o que é isso

O problema de se emagrecer é exatamente este: o fim da dieta. No começo há empolgação com o motivo da dieta, e com isso a perda de peso é maior também. Mas com o passar das semanas a perda diminui e apenas os que persistem realmente conseguem resultados positivos. Nesta variação também há o fator idade, visto que pessoas mais jovens tendem a emagrecer com maior facilidade do que as pessoas de idade já avançada.



Infelizmente, as dietas rápidas contribuem para o ganho de peso, inclusive para além do que já se tinha anteriormente, pois com o seu término da dieta a tendência é dar uma trégua e aproveitar um pouco a liberdade para degustar. Aliás, não devemos esquecer que na maioria dos eventos que são os motivos do início da dieta há fartura de alimentos e bebidas, o que leva ao consumo e aumento de peso. A dieta estaciona aí.

Perdido todo o esforço conquistado, as pessoas se valem de medicamentos para tentar maior progresso e com isso sentir aquela satisfação novamente. Incidem em outro problema: o efeito sanfona. Isso porque do mesmo jeito que se emagrece fácil demais, conseqüentemente se ganha peso na mesma medida, ou seja, em  pouco tempo.


O regime seguirá sempre nesse ritmo. Ocorre que com a perda rápida de peso, há também redução de gasto calórico. Isso porque o organismo se protege dessa retirada de reservas corporais o que significa que ele guarda calorias sob a forma de gordura, ao invés de queimá-las.

Com isso, na tentativa de emagrecer novamente, a pessoa acaba tendo efeito contrário, já que o organismo é enganado. Se a pessoa perde e ganha peso várias vezes, acaba encontrando dificuldade em manter a dieta. E com a idade a tendência é ficar ainda mais difícil obter o peso ideal.

Outro problema que o efeito sanfona acarreta diz respeito à saúde, já que alguns estudos concluíram que esse efeito pode aumentar o risco de pressão alta, colesterol, além de ter repercussões psicológicas, já que a pessoa pode se sentir desestimulada e deprimida com seu estado atual.



O bom mesmo seria se conseguíssemos perder todo o peso desejado
 e depois mantê-lo por muitos anos.
Mas vamos seguindo na luta para que o efeito sanfona não faça parte
 de nossas vidas mais.

22 comentários:

by Daia disse...

Oiee
é isso aí, nada de efeito sanfona em nossas vidas!!
Emagrecer é pra toda vida...
beijokas pra ti linda

Eliane disse...

oie , obrigada pelo carinho ...emagrecer pra toda vida nosso maoir desejo ...
obrigada pela torcida ...ainda estou com o coração apertado mas , proxima quinta , dia da consulta , deixo noticias ...


bjinhos , boa semana !!!

Anna disse...

já tive demais desse efeito na minha vida kkkk agora é xoooooo sanfona, tô indo na calma, devagar e sempre, sem pressa de chegar e com animo redobrado, pq preciso e muito melhorar minha qualidade de vida, pra ter mais saude
bjim querida

emagrecimentodataty disse...

Oi Florzinha!!

Adoro seus posts!!!sempre com muitas informações!

To passando pra te avisar q tem selinhu pra ti no meu continhu!!

Bjão e tenha uma ótima terça!

Carla disse...

Olá amiga,éverdade mesmo,o importante é sabermos que quando chegarmos ao peso ideal, não poderemos voltar a comer tudo e quanto queremos senão ai vem o efeito sanfona e dana tudo denovo o importante é sempre manter o que comemos pra nunca mais voltar a ser gorda denovo, beijos pra vc e uma linda terça.

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Eu sei o que é isso!
Já emagreci e engordei... Ganhei muitas estrias por conta disso!
Beijos

Rows disse...

o problema é que as pessoas fazem dieta achando que um dia ela acaba e vão poder voltar a comer tdo que comiam. Aí engordam de novo, tem que educar a mente a pensar que a dieta pode até ser pra emagrecer, mas pra manter tem que haver uma reeducação alimentar. senao a vioda vai ser uma eterna sanfona!!!

bjinhos lindona!!
força pra nós!!

VIVIANE disse...

Oie amiga,

O que vc falou hoje é verdade. Eu vejo que quando diminuo bem a alimentação, não há uma perda satisfatória, costuma até aumentar o peso.
Mais quando como numa quantidade suficiente, ai sim perco um pesinho!!!
Mais o efeito sanfona tem muitas consequência e uma das piores eu acho que é corpo que se modifica muitas vezes e a tal da celulite aparece mais!!

beijos

Nina Morais disse...

Por enquanto, estou conseguindo evitar o efeito sanfona. Não emagreci ainda o que falta, mas não reconquistei os kgs perdidos...
Vamos com fé!!! E controle, MUITO controle.
bjs

Em Busca da Felicidade disse...

adorei a materia flor então maravilhosa terça pra te tbm viu bjs no ♥

Alex disse...

Bom post, como todos os outros, né...?
Beijos

Gê Simões disse...

Oiii

Achei que nao ia conseguir comentar, travou aqui, mas eu sou teimosa, te respondi o email...
Eu concordo com essa materia viu... mta gente desiste antes de chegar lá e esquece que R.A é pra vida.

Bjs

Alexandra disse...

Agora eu tenho que me aguentar na manutenção:)
Abraços

♥Gordelícia♥ disse...

Sei bem o que é o efeito sanfona aliás me sinto uma rsrs.
bjs querida

Anônimo disse...

Efeito sanfona é um problema serio ,nao podemos vacilar ,eu conheço varias amigas vitimas dele ,numa tentativa loca de emagrecer se intupindo de remedios ,emagreceram horrores e em tempo record engordaram tudo de novo.Acho que isso nao é saudavel como vc disse acarreta varios problemas de saude,o geito é viver um dia de cada vez e mais saudavel possivel
bjos

Gisa disse...

Nossaa...n existe coisa pior do q efeito sanfona né?? Flacidez, estrias...tudo de ruim.

Obrigada pela visitinha no meu blog.

bjus

Anônimo disse...

Oi lindinha!! Realmente, o efeito sanfona é meu maior medo!!! E eu já sofro disso....
Bom, lancei o 1º desafio do meu blog, passa lá e participa, alem de um incentivo pra emagrecer vai ter presentinho pra vencedora!!! Veja lá no meu blog! Conto com vc...Beijossss

Lucélia Pantojo disse...

Olá moça, tenho pensado muito sobre isso sabe, quero estar com 58 quilos quando completar 40anos que será em junho do mês que vem, e então a pergunta, como manter depois com essa vida sedentária que levo. Sei que a mulher de 40 tem o metabolismo bem mais lento, ai ai isso esquenta minha cabeça. Pois não consigo enfrentar academia devido a problema fóbico. Muita gente, som alto...nossa ja da agonia só de pensar. Mas...enquanto não chega vou procurando um meio de manutenção. Beijos adorei o post.

Mila Moraes - Nutricionista disse...

Oi querida, tudo bem?
Adoro seus posts, como sempre...
beeeeijos!

FlahH* disse...

Bomm diaaa...


Estava navegando e cai no seu site...adoreiii, ja add nos favoritos..


beijos

Ana Lyvia disse...

Lucy, esse é um grande problema que eu enfrento.

Eu conseguia emagrecer, com dietas malucas, mas depois voltava tudo de novo. E pior, voltava o dobro.

Dessa vez estou me reeducando, então acho q vai funcionar.

Bjos!

Fabiane disse...

Oii.. otimas dicas hein.. e dieta é pra vida toda, temos que aprender a nos alimentarmos, pra nao ficarmos escravas de dietas e mais dietas..
e vamo que vamo..
bjss